top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Vanise Zimmer

GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS ACONSELHAMENTO E ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA



A Psicoterapia é um processo de reorganização e reedição de nossas nossas experiências. Época de elaborar nossas escolhas. Uma Psicoterapeuta experiente conduz o processo usando técnicas de Psicologia para auxiliar as gestantes e o casal a entrarem em contato com sua realidade interior, perceber sua maneira de ver o mundo e os eventos de sua vida. A partir do Processo de Psicoterapia, podemos ver com mais clareza o mundo à nossa volta e as pessoas com quem nos relacionamos. Passamos a compreender como nossa compreensão de mundo e os laços emocionais constituídos ao longo da vida influenciam nossa percepção e nossa escolhas cotidianas. Para reduzir a distorção perceptiva que criamos, usamos de técnicas de Psicologia Cognitiva e Comportamental, as técnicas interpretativas da Psicologia Sistêmica e empregamos a Psicologia Fenomenológico-Existencial e Humanista, para dar sentido à nossa existência e às nossas ações. Transformar nossas escolhas e criar novos caminhos em nossas vidas, se torna uma possibilidade na Psicoterapia. Para mudar escolhas, relacionamentos e comportamentos, precisamos corrigir distorções cognitivas e ampliar nossa visão de mundo, nos tornando capazes de observar e perceber o ambiente que nos rodeia. A maior parte do tempo não estamos plenamente conscientes do quê estamos escolhendo, e por que agimos de uma determinada forma em detrimento de uma outra. Também somos mais determinados por nossa história de vida passada, do que acreditamos. Nossa experiência na infância, muitas vezes, se faz presente em nosso universo emocional quando nos tornamos mães e pais e interfere em nossas escolhas atuais, sem que tenhamos clareza do que ocorre e ficamos atados sem conseguir para modificar nossas atitudes e comportamentos. A tomada de consciência sobre nossos padrões de funcionamento Cognitivo é a Pedra de Toque para corrigir comportamentos indesejados, eliminar medos, extinguir fobias, e eliminar crises de ansiedade que podem surgir durante a gravidez e nascimento.

O trabalho de Psicoterapia continuado nos ajuda a ter mais clareza de nossas escolhas e sermos donos de nossas vidas, nos realizando enquanto seres humanos. O atendimento psicológico que oferecemos é uma oportunidade, um presente para si próprio que você dá!

Entrar em contato com quem somos, compreender o que queremos e o que determina nossas escolhas, nos dá a autonomia da mudança, permitindo transformar a nossa realidade. Em algumas circunstâncias vitais como a chegada de um filho (a maternidade e a paternidade), a Psicoterapia pode propiciar o suporte necessário para que tenhamos qualidade de vida emocional, para prevenir distúrbios, transtornos psíquicos, que podem ocorrer em decorrência de alterações emocionais, estresse continuado e preocupações desnecessárias. Ela nos ajuda a melhorar os vínculos com nossos familiares e pessoas queridas que irão compartilhar conosco esse momento especial, mas também, novo e, por vezes, assustador, que nos trás receio se seremos capazes do cuidado necessário.

Gestação, Parto e Pós-parto são períodos de transformações significativas para a mulher, mas também para o casal e os outros membros da família. As mudanças no copo da mulher, as transformações no estilo de vida vão trazer desafios, que algumas vezes não estamos preparados para enfrentar e, por isso, poderemos necessitar de Orientação Psicológica. O corpo se torna um simulacro para a chegada de um novo ser, e nós nos tornamos a referência de vida para esse bebê que chega. Além disso, nosso corpo necessita de nutrição especial para alimentá-lo, sofre transformações e também o nosso cérebro. Por isso é importante termos novas informações, nos associarmos a pessoas que irão auxiliar com os cuidados iniciais e também preparar a nossa mente para a realidade nova que se apresenta. Podemos nos sentir inseguros, receosos, e até mesmo despreparados para a tarefa da paternidade/maternidade. Por isso é importante o apoio da família, dos amigos, no trabalho, e toda uma preparação emocional para conceber e criar um filho, especialmente, na cultura moderna que exige de nós independência e alijamento da família nuclear.


As perguntas que nos incomodam, com frequência, podem ser:


Como vivenciar uma gestação de forma equilibrada e conciliar o papel de mãe com os outros papéis da vida?

Como lidar com as modificações físicas e emocionais que ocorrem durante a gestação e no Pós-parto?

Como gerenciar o relacionamento com o companheiro (a), a sexualidade e a re-distribuição de tarefas no lar?

Como gerenciar o relacionamento com os filhos e prepará-los para a chegada de um novo membro na família?

Com se sentir segura e valorizada no trabalho ou com outras pessoas à sua volta?

Como lidar com o bebê? Quais as necessidades físicas e emocionais da criança e da mãe na Gestação e no Pós-Parto

O bebê chegou, e agora? Você agora é mãe e seu companheiro Pai, o que é normal ou não sentir? Como gerenciar as novas tarefas, o sono e o bem-estar dos membros da família?

Quais as necessidades afetivas, do bebê nas diferentes fases de desenvolvimento, da primeira infância até a puberdade?

Essas e outras questões são comuns a muitas mães e familiares, e podem ser vivenciadas com angústia ou isolamento. Reconhecer e compartilhar esses sentimentos e dificuldades com os familiares e um Psicoterapeuta pode ser muito importante para que a chegada e o desenvolvimento adequado do bebe e permitir que a tarefa de tornar-se mãe e pai, além de cuidar de uma nova vida, ocorra de forma harmônica e com tranquilidade! A Psicoterapia nos ajuda a fazer escolhas conscientes considerando cada um dos envolvidos no processo de concepção e de maternagem ou paternagem. Permitir-se refletir e acolher o turbilhão de emoções que vivenciamos nessa fase pode nos ajudar a crescermos e nos prepararmos para sermos mães e pais com saúde e felicidade. Vivenciar essas transformações de forma mais positiva, e com acolhimento e respeito por nossas necessidade e dificuldades nos ajuda a construirmos uma relação de amor e de afetividade com o bebê que se converte em bem-estar e felicidade para toda a família.

A Orientação Psicológica e o Acompanhamento Psicológico podem ser usados durante a Gestação, Parto, Pós-Parto e nos primeiros anos de vida. Pode ser uma rica oportunidade de crescimento trazendo benefícios emocionais e sociais para a mamãe, seu bebê e os outros membros da família. Abaixo apresentamos algumas situações em que a Psicoterapia e a Orientação e o Aconselhamento Psicológico são empregados:

· Distúrbios de Stress e Ansiedade

· Distúrbios Psicossomático (Psoríase, Vitiligo, queda de cabelo)

· Traumas vinculados a dificuldades de engravidar e abortos recorrentes,

· Transtorno Depressão,

· Gravidez de Alto Risco

· Gestantes Adolescentes

· Gestantes e mães sem o auxílio de um parceiro

· Tristeza, apatia, Depressão Pós-Parto,

· Stress Pós-Traumático ligados a riscos na gestação, dificuldades no parto ou luto

· Gravidez indesejada

· Mães com dificuldades no cuidado com os bebês

· Mães com dificuldades no aleitamento

· Privação de sono crônica

· Dificuldades de relacionamento e comunicação com parceiro

Os atendimentos são realizados individualmente ou em casal

VZ Psicologia Clínica

Agendamento: WhatsApp:(11) 31255795

PSICÓLOGA CLÍNICA

📷

Dra. Vanise Zimmer Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorada pela USP

A Dra. Vanise Zimmer, CRP6-112756, atua há mais de 20 anos como Psicoterapeuta individual e de Grupo atendendo casais, famílias, adultos, adolescentes e crianças. Tem formação interdisciplinar nos EUA, na Tulane University e na Alemanha, na Humboldt Universität Zu Berlin e na Leibniz Universität Zu Hannover. Atua nos campos da Psicologia Clínica e da Saúde. Atua como Psicoterapeuta, Avaliadora em Psicodiagnóstico, Mediadora de Família e Orientadora Psicológica para Casais Grávidos, para Mães, Pais e Filhos, com Aconselhamento Psicológico para Gestantes, no Pós-Parto, em separação, em divórcio e guarda, acomodação de famílias. Atende com uma Abordagem Integrativa da Psicologia Cognitiva, da Psicologia Sistêmica e da Psicanálise. É fundadora da VZ Psicologia Clínica e atua como Psicóloga Clínica desde 1998. Vivenciou o parto, o abortamento e a gestação múltipla. Passou por gestações de Risco e superou o medo e a dor de perder um filho gerado. Hoje é mãe de três crianças adoráveis e a responsável principal pelo cuidado dos filhos juntamente com seu esposo. Mineira de origem, vive em São Paulo desde 2002. Com esse percurso de experiências da gestação e da maternidade, hoje, ajuda outras mamães a conquistarem seu espaço e a vivenciarem a chegada do filho com felicidade e tranquilidade. Casada com migrante Alemão, e tendo vivido na Alemanha e Argentina, conhece a realidade de mães e pais, em diferentes culturas, tendo descoberto novos olhares e perspectivas acerca da maternidade e da paternidade fora do Brasil. Trabalha por uma maternidade mais leve, baseada no respeito e no cuidado mútuo e calcada no amor e nos valores humanitários. Meu lema: por uma maternidade mais consciente e uma infância construtiva e cheia de vida!

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page