top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Vanise Zimmer

PSICOTERAPIA FINANCEIRA

​O que é e como funciona?


A Psicoterapia Financeira é um serviço relativamente novo, que visa. Trata-se de um procedimento realizado por profissional qualificado licenciado em curso de graduação em Psicologia autorizado pelo MEC.

A Psicoterapia Financeira difere da consultoria e do aconselhamento financeiro por usar técnicas especializadas de intervenção psíquica e modelagem comportamental que são prerrogativas da profissão dos Psicólogos. O foco é a mudança de personalidade, dissolução de vieses cognitivos, remodelagem comportamental, mudança de valores, crenças e reconstrução da identidade subjetiva, com a finalidade de mudar a forma como enxergamos nossa relação com o dinheiro e as nossas finanças pessoais. Busca-se a mudança de hábitos e costumes adquiridos ao longo da vida, que levaram essa a pessoa a agir de maneira prejudicial para si e para sua família comprometendo a sua segurança financeira.


​Qual o objetivo da Psicoterpia Financeira?


O serviço de Psicoterapia Financeira visa a transformação da subjetividade. Esse serviço vem sendo muito procurado nos últimos meses, na busca por um maior controle financeiro, permitindo ao cliente criar as possibilidades para ter uma vida mais equilibrada, sem endividamentos e mais realizada, em curto, médio e longo prazo.

O processo de Psicoterapia Financeira culmina com a descoberta da subjetividade e com a reconstrução da identidade gerando um novo padrão de vida das pessoas. A conclusão do processo psicoterapêutico conduz a um comportamento compatível com um planejamento financeiro adaptado às metas e objetivos pessoais que respeita as singularidades de cada situação de vida.



​Que profissional pode oferecer a Psicoterapia Financeira?


A natureza interdisciplinar da Psicoterapia Financeira exige diversas experiências profissionais necessárias a compreensão da dimensão psicológica e sua interação com os desafios da vida financeira das pessoas. Somente os profissionais graduados em Psicologia podem oferecer Psicoterapia Financeira. Mas profissionais de diferentes áreas podem ajudar no planejamento financeiro, na educação financeira, na capacitação e no mentoring para as finanças.

Além da Psicoterapia Financeira há diversas demandas de tratamento e prevenção associadas à forma como as pessoas gerem os seus recursos e como se relacionam financeiramente em sociedade, especialmente na família ou em casal.

Atuam em prol da promoção da saúde financeira: psicoterapeutas financeiros que são psicólogos habilitados pelo Conselho de Psicologia da Região em que atuam, psicoterapeutas de casais e familiares, conselheiros matrimoniais, planejadores financeiros, contadores, neurocientistas, todos atuando com foco na capacitação e na alfabetização financeira e em prol do planejamento financeiro adaptativo.

​Psicólogos, terapeutas e planejadores atuam em equipe multidisciplinar gerando saúde e adaptação para que a população tenha uma vida financeira mais saudável e mais sustentável. Estamos construindo a primeira comunidade de profissionais treinados para oferecer terapia financeira de qualidade no Brasil.

American Association for Marriage and Family Therapy. (2017). Retrieved from

American Counseling Association. (1995). Ethical standards. Alexandria, VA.

American Psychological Association. (1985). Standards for educational and psychological testing (rev.). Washington, DC.

Association for Financial Counseling and Planning Education (2017). Retrieved from

Association for Financial Counseling and Planning Education (2017). Retrieved from

Certified Financial Planning Board’s Practice Standards. (2017). Retrieved from

National Board for Certified Counselors. (1989). National Board for Certified Counselors code of ethics. Alexandria, VA.


8 visualizações0 comentário
bottom of page